Município

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

Buriti dos Montes - Piauí - Brasil

CODIGO DO IBGE: 2202026

CEP: 64.345-000

DDD (86)
Buriti dos Montes Piauí - PI

ORIGEM E FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO – HISTÓRICO

As águas além de fonte de vida e beleza natural, não guardam segredos por muito tempo de sua existência. Foi através delas, que surgiu Buriti dos Montes.
Contam os mais velhos que, um senhor chamado, Major Vicente casado com a Senhora Luciana habitavam em Santiago. Na temporada do inverno por causa das cheias, nasce em Buriti um riacho que chegava até eles. Senhora Luciana resolve subir água acima e chega aqui. Vendo que é uma área aberta, entre montes, com bastante nascentes e alguns buritizais, interessa-se pelo lugar. Volta a Santiago e resolve fixar-se em Buriti.
O casal se visitava aos fins de semana, pois não queriam deixar Santiago e nem perder a terra boa e bonita que encontraram. Major Vicente era cego, mas tinha escravos que lhe prestavam serviços. O primeiro nome dado a este lugar foi Buriti do Santiago, por volta do século XVI.
Um português, marinheiro José Alves vindo de Santiago, também possuiu terras aqui; muito depois existindo em Crateús uma família Soares que vindo de Portugal e ali cruzando com uma família Cavalcante de Albuquerque, vinda de Pernambuco juntam-se à família Monte e chegam a Buriti do Santiago, chefiada por um senhor chamado João do Monte, que constituiu família com a junção das famílias Soares, Monte e Alves. Isso aconteceu por volta do século XVIII.
Mais tarde chegam do Maranhão uma família Gomes que também se instalou aqui e conseguiram adquirir terras. Mas foram muito discriminados pelos habitantes já existentes; pois eram morenos e o preconceito racial, predominava em todo Brasil. Não se sabe por quem chefiada; apenas que existia na família uma senhora chamada Pascácia.
A família marinho veio do Ipu-CE, mas nada se sabe da sua chegada e instalação aqui. Com a junção e predominância dessas famílias e principalmente da família Monte, surge o povoado que passou a chamar-se Buriti dos Montes.
O município de Buriti dos Montes foi emancipado através da Lei N° 4477 de 29 de Abril de 1992, tendo instalação oficial em janeiro de 1993, desmembrado do município de Castelo do Piauí.

PRIMEIRAS AUTORIDADES DO MUNICÍPIO:
Prefeito: Francisco Soares Monte
Padre: Adão Ribeiro de Oliveira
Juiz: Dr. Raumário Mourão e Silva

LIMITES DO MUNICÍPIO:
Buriti dos Montes localizado na microrregião de Campo Maior, situa-se na Mesorregião Centro-Norte piauiense, ocupa uma área de 2.311 Km², e está à distância de 62 Km da Cidade de Castelo do Piauí de onde foi desmembrada. Limita-se:
Ao Norte – Milton Brandão e Pedro II
Ao Sul – São Miguel do Tapuio
A Leste – Crateús, Novo Oriente e Poranga
A Oeste – Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí 



LOCALIZAÇÃO DA CIDADE
Fica localizado na microrregião de Campo Maior, situa-se na mesorregião Centro-Norte piauiense. Está a 62km de Castelo do Piauí e a 57km da cidade de Crateús no Estado do Ceará e a 250km da Capital do Estado, Teresina.

CLIMA
O Clima do Município é o tropical semi-árido, sendo que o período seco tem duração de seis meses, atingindo a sua temperatura máxima de 38°C e a mínima de 18°C.

CONSTITUIÇÃO E DIVISÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO:
Desmembrado do município de Castelo do Piauí, através da Lei 4477 de 29/04/1992
Principais povoados que compõem o município:
Cana-Brava, Jatobá Medonho, Tranqueiras, Nova Olinda, Morro do Jati, Conceição dos Marreiros, Santana, Assentamento São Francisco, Assentamento Vila Nova, Assentamento Jurema.

POPULAÇÃO SEGUNDO O CENSO DE 2010
7.977 habitantes

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Prefeito: Francisco Soares Filho
Secretario Municipais:
Ana Hilda Silva Soares – Sec. de saúde
Francisco do Monte Marinho – Sec. de agricultura e abastecimento.
Francisco Ismael Soares – Chefe de gabinete
Ivon de Morais Costa Filho – Sec. da Junta Militar
Janine Monte Soares – Sec. de assistência social
José Lusinaldo Soares – Controlador geral
José Valmi Soares – Sec. de obras e infra-estrutura
Maria de Lourdes da Silva Soares – Sec. de educação e cultura
Maria de Lourdes Soares – Sec. de administração e finanças
Maria Goretti Soares Monte – Sec. de meio ambiente e turismo

PODER LEGISLATIVO
Antonio Edmilson Soares Monte – PTB – Presidente
Enoque Marques Barbosa – PTB – Vice-presidente
Maria Arlete Leite – PTB – 1º Secretária
Vandeneudo Monte – PTB – 2º Secretário
Antonio Cleiton Furtado Marinho – PSB – Vereador
Francisco de Assis Batista – DEM – Vereador
Francisco Edvan Silva – PT – Vereador
Francisco Herculano Soares Lima – PTB – Vereador
José Olavo Marinho de Loiola – PMDB – Vereador

PODER JUDICIÁRIO
O poder judiciário é exercido pelo juiz da comarca de Castelo do Piauí. Dra. Sandra de Neiva Borba

ACIDENTES GEOGRÁFICOS
O relevo do município é construído por montes e serras dentre elas, serra da Pitombeira, das Cangalhas, Ibiapaba e etc. A hidrografia é composta por rios e riachos, barragens e pequenos açudes, os principais rios: Poty, Macambira, Capivara, Cais, os riachos são: Riacho da Burra, riacho Seco, riacho da Taboa, riacho dos Meios, riacho da Ponta da Serra, que unidos formam as nascentes do rio Cais.

ATIVIDADES ECONÔMICAS
A base econômica do município é essencialmente agrícola, tendo como principais culturas: feijão, milho, mandioca, arroz e cana-de-açúcar. Não podemos deixar de citar a pecuária com a produção de queijo e a Carnaúba com a produção de pó e produtos artesanais como, chapéus, cestos, bolsas, etc.
   
RIQUEZAS NATURAIS
Em todo o território buritiense existem vestígios de antigas civilizações, que denominamos sítios arqueológicos, em alguns deles podemos observar gravuras e pinturas rupestres, alem de muitas formações rochosas interessantes, dentre elas destacam-se as pedras redondas que ficam nas proximidades da zona urbana, casa de pedra na localidade de mesmo nome, morro da Arara na localidade Cana Brava. Existem ainda muitas áreas de mata nativa como também os coqueirais que embelezam a sede do município, hoje, patrimônio municipal, cidades de pedra, mirantes, poços jorrantes, cachoeiras sem falar no cânion do rio Poty que é de extasiante beleza, como também os cristais de rocha da localidade Santana e a zona mineralizada de opala comum, opala leitosa e opala refugo são abundantes em nosso município, e também ouro e quartzito. 

TIPO DE ATIVIDADES COMERCIAIS
O setor comercial do município é composto por vários estabelecimentos varejistas e um restrito número de atacadistas, legalmente registrados, ambos com pequena quantidade de pessoal ocupado, pois a maioria da população economicamente ativa esta inserida nos serviços públicos estaduais e municipais. Existem pequenos produtores de produtos oriundos da mandioca que são comercializados no comercio local e no de municípios visinhos. Contamos com alguns artesões que fabricam produtos originários da palha de carnaúba, e produção artesanal de queijo, entre outros trabalhos manuais como crochê, ponto cruz, bordado à mão, etc.

PONTOS TURÍSTICOS E LAZER
O principal ponto turístico do município é o Cânion do Rio Poty, com seus paredões e trilhas, as cachoeiras com destaque a Cachoeira da Lembrada, as pedras redondas, os sítios arqueológicos, com suas inscrições rupestres, na sede dos municípios os balneários, a Praça Pe. Expedito o Auditório João do Monte no Complexo Administrativo, as barragens, o ASCOMB Clube e Buriti Palace Clube, as piscinas naturais do rio macambira, a Pedra da Arara, as ruínas da agroindústria caraíba (em Nova Olinda) O Cânion do Curupassé, etc.

ASPECTOS CULTURAIS - COLOCAR O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO
MUNICÍPIO COM A EXPECTATIVA DE PUBLICO.
Carnaval
Aniversário da Cidade no dia 29 de abril
Festival de Quadrilhas
Festejos da Padroeira de 10 a 20 de julho

FOLCLORE
Dança de São Gonçalo e Reisado

RELAÇÃO DOS EX·PREFEITOS COM PERÍODO DE GESTÃO
Francisco Soares Monte – 1993-1994
Antonio Antonino Cavalcante – 1994-1996
Francisco Soares Filho – 1997-2000
José Valmi Soares – 2001-2004
José Valmi Soares – 2005-2008 (reeleito)
Francisco Soares Filho – 2009-2012

JUÍZES QUE JÁ PASSARAM PELO MUNICÍPIO
Dr. Raumário Mourão e Silva
Dr. Antenor Barbosa de Almeida Filho
Dr. Antonio Soares dos Santos
Dr. Teófilo Rodrigues Ferreira
Dra. Sandra de Neiva Borba
Todos juízes da Comarca de Castelo do Piauí, que além de Castelo é composta pelas cidades de Buriti dos Montes, São João da Serra e Juazeiro

PADRES QUE JÁ PASSARAM PELA PARÓQUIA DO MUNICÍPIO
Adão Ribeiro de Oliveira
Gilberto Felipe da Silva
José Antonio de Araujo Neves
Pedro de Oliveira Morais
Expedito Silva Melo
Francisco das Chagas Eduardo
Yaroslau Piasecki
Francisco Alves da Silva
Francisco das Chagas Lopes Marques

SÍMBOLOS MUNICIPAIS COM A EXPLICAÇÃO - BANDEIRA, HINO MANDAR A LETRA E MÚSICA NO CD
O Brasão Oficial de Buriti dos Montes tem elementos característicos do município, com elaboração Artística do Design e Artista Gráfico Juscelino Miguel dos Reis, foi recriado pela lei nº 182 de 29 de abril de 2010 que alterou o símbolo antigo criado pela Lei nº 92, de 25 de abril de 2003.

Caracterização dos Elementos Componentes do Brasão
A estrala ao alto indica que Buriti dos Montes faz parte da constelação de municípios piauienses; Os vegetais que ladeiam o brasão são exemplares de suas principais culturas agrícolas, o milho e o feijão; Ao centro, vemos a imagem de seu principal atrativo turístico, o Cânion do Rio Poty cuja beleza atrai visitantes de diversas regiões do planeta. Às margens do rio aparecem palmáceas, o buriti, outrora abundantes nos vales do município, por esta razão, emprestaram seu nome para denominá-lo. O sol nascente a leste aponta para o futuro promissor de Buriti dos Montes, reservando paz e prosperidade a seus patrícios; abaixo, na guirlanda, temos a data de emancipação política de Buriti dos Montes

Bandeira
A bandeira é composta por quatro retângulos que alternam as cores verdes e amarelas e o Brasão no Centro, e com a criação do novo brasão a bandeira passou a contê-lo em seu centro em substituição o anterior.

HINO DE BURITI DOS MONTES

Letra e Música:
Gregório de Moraes

O sol desceu sobre as palmeiras
Iluminou os horizontes
Liberdade, liberdade, liberdade
Tu és Buriti dos Montes
O céu azul é a fronteira
De nossa felicidade
Buriti dos Montes para sempre
Serás minha cidade

No campo o vaqueiro correndo
Na serra a lembrança da paz
Nas rochas o vento batendo
Buriti dos Montes
Eu te amo demais
O orvalho da noite adormece
No chão desta terra de Deus
Fazendo crescer nesta gente
A força de ir para a frente
Com os sonhos seus

Buriti dos Montes – progresso
Buriti dos Montes – agora
Buriti dos Montes – eu peço
Vamos crescer –  está na hora!


MANDAR O EMAIL DA PREFEITURA


TELEFONES DE CONTATO E ENDEREÇO DA PREFEITURA:

Telefones:
(86) 3248-1135
(86) 3248-1191
(86) 3248-1193
(86) 3248-1201
(86) 3248-1259 FAX

6 comentários:

  1. Sobre o níver da cidade...
    é plausível que se respeitem opiniões diversas sobre a banda de apoio, mas não há nem dúvidas sobre a imensa diferença na qualidade de ambas.
    Não desrespeitando Paulinho Paixão, mas Ítalo e Reno com certeza deve ser a banda escolhida.

    ResponderExcluir
  2. Rpz' coberturaa do carnaval taa de mais'
    Gosteiii, Bom trabalho lusinaldo!
    Fllw Um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. cara as fotos do carnaval estão muito ruin + muito mesmo...

    ResponderExcluir
  4. vc deveria ter colocado as fotos das turmas...
    e ñ apenas de algumas pessoas...

    ResponderExcluir
  5. http://erikanascimentoclick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Lusinaldo eu espero que seu irmão já esteja bem. Continue postando noticias sobre a cidade,mas dê menos atenção a política e mais aos eventos,a cidade em si...leio sempre e gosto muito,assim fico sabendo sobre minha cidade querida.abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)