buritidosmontes

Sessão Ordinária

Câmara propõe diversos projetos para a municipalidade! Nesta última semana foi realizada a 1ª sessão do mês de junho de 2015, na presente...

Câmara propõe diversos projetos para a municipalidade!


Nesta última semana foi realizada a 1ª sessão do mês de junho de 2015, na presente sessão estiveram presentes 8 vereadores, faltando apenas o Vereador Zé Olavo. A primeira Secretária realizou a leitura da ata anterior e logo em seguida fez a leitura das matérias do dia, confira:

Requerimento 12 de 2015 – Solicitou ao Prefeito Municipal que fosse realizado um aumento na perfuração do Poço da localidade Bela Vista, a pedido do Vereador Marcelo Cavalcante Belo.

Requerimento 12 de 2015 – Requer do senhor Prefeito Municipal que seja solicitado ao Conselho Municipal de Saúde e SMS que seja elaborado um projeto de implantação de Unidade de Estratégia da Saúde da Família para Zona Rural. Vereador Lusinaldo.

Projeto de Resolução – Cria a Comissão Permanente Mista de Segurança Pública e defesa Social da Câmara Municipal de Buriti dos Montes. Vereador Herculano.

Projeto de Lei – Declara Nossa Senhora do Monte Serrat padroeira oficial da cidade de Buriti dos Montes. A coroação elusiva e essa Lei deverão acontecer em uma sessão solene durante as festividades dos 25 anos de Paróquia em agosto do corrente ano. Vereador Herculano.

Projeto de Decreto Legislativo 2015 – Dispõe sobre a concessão a Medalha de Honra ao Mérito ao Professor Francisco Soares Filho e dá outras providências. Vereador Herculano.

Projeto de Decreto Legislativo 2015 – Dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Honorário à Senhora Francisca do Amparo Silva. Vereador Herculano.

Projeto de indicação de junho de 2015 – Indica ao senhor Prefeito Municipal a Construção de uma Praça Ecológica em Buriti dos Montes. Vereador Herculano.

Projeto de Lei de junho de 2015 – Aprova o PME (Plano Municipal de Educação) em conformidade aos planos Nacionais e Estaduais vigentes no país por 10 anos. Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes.

Vereador Neto iniciou sua fala deixando seu pesar pelo ocorrido em Castelo do Piauí, que Deus possa confortar os pais das quatro jovens. O Vereador criticou a constituição do país, pois em pouco tempo os menores estarão soltos e provavelmente cometendo os mesmos crimes. Deu continuidade falando sobre Buriti dos Montes, que assim como Castelo do Piauí há uma crescente criminalidade onde a Segurança não à acompanha, hoje em Buriti dos Montes conta com um pequeno contingente que, a seu ver é um ato heróico quando um policial em nossa cidade age sozinho. Criticou a reforma política que não foi votada, ou seja não foi modificado nada. Terminou agradecendo a Dona Maru da localidade Cana Brava para ser um dos Padrinhos dos Festejos, ao mesmo tempo convidou os presentes à participar do evento.

Vereador Herculano primeiramente pediu à secretária que preparasse a Lei e as Metas do PME Plano Municipal de Educação para levá-los para casa para ler atentamente, pois de acordo com o vereador é escutado o clamor dos profissionais da Educação, onde tem um plano como esse tem que ter atenção para que este não seja feito à trancos e Barrancos, principalmente tem que ser visto a questão da valorização do professor que deve estar contidas no PME. Quanto à medalha de Honra ao Mérito de sua autoria que é destinado ao Professor Soares, o vereador mencionou que este título é muito pequeno em relação o que este cidadão buritiense fez por sua cidade, pois deveria receber um título de Construtor do Município, também comentou o título de cidadão que deverá ser concedido à Dona Amparo, por ser uma pessoa de uma imensa simplicidade e que tem contribuído à população buritiense ao longo dos anos através da Igreja Católica. Em relação ao seu Projeto que diz sobre a Lei que oficializa à elevação do título dado à Nossa Senhora do Monte Serrat como Padroeira do Município, o vereador ressaltou que hoje a Santa é padroeira da Paróquia e com a Lei torna-se Padroeira do Município. Pois poderá surgir daqui ha alguns anos outra paróquia, então as seu ver seria uma atitude correta colocá-la como Padroeira do município pelo significado que a santa tem para com nossa cidade. O Vereador disse que está ressuscitando algumas proposituras como no caso em questão que é a Praça Ecológica, onde o gasto do município seria supérfluo, já será utilizada uma espécie de material de refugo e assim se tornará símbolo através de um modo educativo ambiental aos nossos jovens, pois no projeto fervilham idéias que precisam ser discutidas e este se oferece como gestor do Projeto.

Quanto ao Projeto de Resolução – Cria a Comissão Permanente Mista de Segurança Pública e defesa Social da Câmara Municipal de Buriti dos Montes, o Vereador Herculano ressaltou a dificuldade de criação de um Conselho, então para seu ver é melhor a utilização da comissão que possa discutir sobre Segurança em nossa cidade, relatou o triste fato ocorridos em Castelo do Piauí que em sua opinião foram quatro seres demoníacos que praticaram um crime bárbaro, e isso só demonstra como é falha a segurança pública de cidades pequenas como a nossa, a tendência é piorar, pois o Governo prioriza cidades turísticas. O Vereador citou os vários casos que ocorreram em torno de Buriti dos Montes. A comissão tem como objetivo discutir como discutir a eliminação do uso de drogas no município, que esta comissão seja apenas um embrião para uma conseqüência positiva no futuro, pois essa é uma temática que precisamos estar preparados para lidar com esse assunto, já que a tendência é piorar. O vereador Herculano fez uma longa explanação especificando por números a quantia de votos dada à Presidente Dilma, que por sua vez vem devolvendo esse grande percentual de votos obtidos no Piauí deixando o Estado de fora dos planos do próprio Governo do PT. O vereador finalizou lembrando dos Festejos da Localidade São João e que também há uma campanha para conseguir o forro da capela daquela comunidade.

Vereador Wagno Parabenizou os discursos dos colegas Herculano e Neto, lamentou o fato ocorrido na cidade de Castelo e assim como o colega Herculano acredita que as drogas são as principais causas de tais crimes. O Presidente comentou a presença do Professor Chico Antonio e Joãozinho que hoje são responsáveis pelo Campeonato que está ocorrendo na cidade e que a Câmara Municipal dará a premiação de 500,00 R$, lembrou que a final será realizado no dia 11 de julho. Lembrou que nesta data será realizada a entrega de Medalhas de Honra ao Mérito ao Empresário Artevaldo e Professor Soares.

Lusinaldo: Falou sobre as festividades ocorridas na localidade Santana, parabenizando a comunidade pelo evento que, dobrou em relação ao ano anterior, referindo-se à quantidade de pessoas que prestigiaram o festejo. O vereador também lamentou o o falecimento da jovem Danielly vitima do crime acontecido em Castelo, onde a mesma foi violentada e veio a falecer na última semana, solidarizou-se com a família das outras vítimas falando de sua tristeza pelo ocorrido no município. Ressaltou que o Vereador Herculano traz uma proposição de uma comissão de Segurança Pública em momento oportuno, onde é crescente a violência na região, falou que temos que discutir com as famílias, já que estas devem assumir deveres. Falou sobre visita do Secretário de Segurança do Piauí em Castelo onde o mesmo comprometeu-se em melhorar a segurança mais deu um recado à aquela população que deve cumprir deveres como o fim de menores dirigindo em veículos e a obrigatoriedade do uso de capacetes. Comentou sua presença na Conferência Municipal da Saúde e destacou que entre as metas discutidas no evento a valorização dos Profissionais através do plano de cargos de salários foi bastante solicitada, lembrou que em fevereiro de 2013 foi enviado uma indicação ao Poder executivo para que se fosse realizado planos de cargos e salários para todas as áreas da administração pública. O vereador disse que após a abertura do evento realizou-se a presentação do grupo da terceira idade coordenado pela professora Liliana Soares. Justificou que por conta de compromissos pre agendados não participaria da Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa que se realizaria dia 17 de junho, mas que não teria duvidadas do sucesso da mesma por saber que esses eventos do município são sempre bem planejados e executados pela administração, falando ainda da importância da participação da Assistente Social Dginane. O vereador parabenizou a equipe de saúde coordenada pela Enfermeira Maria do Carmo que realizou o Arraial dos Idosos na sede do legislativo no ultimo dia 10, disse que foi um evento bem feito, onde teve como objetivo a entrega de remédios a hipertensos e diabéticos e prestação de serviços como aferição de pressão arterial e orientação com equipe de enfermagem, destacou a apresentação de uma peça teatral realizada pelos agentes de saúde que estavam vestidos a caráter e dança de quadrilha, pediu para que o evento continuasse a ser realizado no prédio da Câmara pois foi importante e é motivo de orgulho para o legislativo. O vereador em seu discurso pediu aos colegas o apoio ao seu requerimento para implantação de mais uma equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família) no município pois existe a possibilidade e a necessidade para melhoramento do atendimento na zona rural e que a implantação trará mais recursos para a saúde do município. 

Quanto à questão segurança pública o Vereador ressaltou a necessidade de um olhar mais atencioso, pois hoje é notório em alguns locais como na PI onde jovens se reúnem para empinar pneus de motos e se juntarem para outros propósitos desconhecidos, hoje contamos com uma bela praça e o que falta são eventos destinados a estes jovens. O Vereador comentou sobre sua propositura em relação à implantação de medidas na área de saúde em prol da população, como implantar uma quarta equipe de ESF dentre outros, após essa elaboração desse projeto de implantação de Unidade de Estratégia da Saúde da Família para Zona Rural os recursos serão oriundos do Governo Federal.



informações: portalburiti.com
Opine na matéria 

Recomendados para você:

Notícias 7340024638114124132

.

Comentar com o Facebook

Receba Notícias Em Seu Facebook

Mais Lidas

Nova BuritiFM 104,9

item