quinta-feira, 26 de abril de 2012

PIAUÍ fará acordo com CE sobre Litigio do Piauí x Ceará

Desde 2011 um processo movido pelo Estado do Piauí tramita no STF, em Brasília, a Ação Ordinária contra o Estado do Ceará no Supremo Tribunal Federal para retomar territórios piauienses está suspensa por determinação do ministro do STF, Dias Tofolli, em decisão publicada nesta terça-feira(24), no Diário da Justiça.

A disputa judicial foi tratado como a ‘Faixa de Gaza’ do Nordeste pela imprensa nacional.

A União Federal propôs que as partes submetessem a questão à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF). Os representantes dos dois Estados concordaram.

O Estado do Ceará, no entanto, requereu que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estivesse presente nas negociações e o Piauí concordou.

Dessa, forma o ministro Dias Tofolli (relator) resolver suspender a ação temporariamente.

Fronteira - Os moradores da cidade de Cocal dos Alves (PI) vão para Viçosa (CE), todos os dias, em busca de atendimento médico no posto de saúde e de trabalho. Além disso, uma média de mil pessoas não sabem a qual município pertencem. Estes problemas estão presentes também entre Granja (CE) e Luis Correia (PI); Tianguá (CE) e São João das Fronteiras (PI); Ubajara (CE) e São João das Fronteiras (PI); Ibiapina (CE) e São João das Fronteiras (PI); Guaraciaba do Norte (CE) e Domingos Mourão; São Benedito (CE) e Domingos Mourão (PI); Croatá (CE) e Pedro II (PI); Ipueiras (CE) e Pedro II (PI); 

Buriti dos Montes é uma das cidades que mais apresenta problemas com o litígio a considerar o numero de cidades envolvidas, Poranga (CE); Ipaporanga (CE) e Crateús (CE).


Fonte: 180graus
Edição: buritidosmontes.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)