terça-feira, 27 de março de 2012

Prefeito de Buriti dos Montes e comitiva visitam a Serra das Almas

Com o intuito de estreitar laços entre esta unidade de conservação (UC) e a administração municipal buritiense, no ultimo domingo dia 25 de março, foi realizada esta visita técnica e política, por professor Francisco Soares, prefeito municipal de Buriti dos Montes, acompanhado dos assessores Ismael Soares (Tilira) e Benedito Rubens Luna, além do vereador Enoque Marques, representante da comunidade Jatobá Medonho, localizada no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a qual articulou e viabilizou a efetivação do referido evento.
Foto: Benedito Rubens

Para muitos que não conhecem a RPPN Serra das Almas, esta é uma reserva natural de caráter privado, possui mais de 6.000 hectares, foi implantada nos altiplanos da grande cuesta da Ipiapaba, abrangendo tanto terras do município piauiense de Buriti dos Montes, como da vizinha cidade de Crateús, no Ceará, local onde funciona o escritório da associação Caatinga, entidade que gerencia a dita Unidade de Conservação.

Com mais de dez anos de duração, a reserva já ostenta uma mata arbórea considerável, assim como podemos avistar diversos animais silvestres salvos por aquela faixa de terra destinada a revitalizar parte deste bioma genuinamente brasileiro, que é a Caatinga (Mata Branca). Além do mais, sua posição geográfica é estratégica, pois se encontra na borda sul da cuesta da Ibiapaba, na entrada leste do grande Cânion do rio Poty.

Vereador Enoque Marques e a sua senhora Eulina Melo
Pensando nisto, ao tempo em, certamente, teremos um ascendente interesse pela região daqui até a copa do mundo, o professor Soares, que é o representante dos prefeitos na comissão que discute a questão do Litígio entre os dois estados, usou deste artifício para abrir um canal de negociação e intercâmbio com os representantes da RPPN.



Carnaubais


A proposta foi muito bem acolhida pelos integrantes da equipe de recepção. Estavam presentes o guarda parque Marcos Rodrigues, ao lado dos estagiários Marcelo Delfino e Eveline Cordeiro, inclusive, corroborando quanto a necessidade de uma costura institucional que possibilite a criação de roteiros integrados entre a Serra das Almas e o cânion do rio Poty. A visita aconteceu neste domingo, 25 de março, e pode ser considerada como um marco no rol de ações conjuntas que, sem dúvida, virão a serem compartilhadas entre os atores e gestores públicos envolvidos.

Outrossim, a visita também serviu para que fosse feito um convite à RPPN a fim de que técnicos desta instituição venham a participar do seminário sobre Turismo e Preservação, previsto para acontecer na cidade de Buriti dos Montes, início do mês de junho vindouro. Decerto, há que haver uma sinergia entre todos os parceiros e entidades afins, pautada no amor à natureza, a fim de que venhamos a garantir o uso sustentável do enorme potencial ecoturístico que temos em mãos.

Matéria: Benedito Rubens Luna de Azevedo, Coordenador Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Buriti dos Montes - 26 de Março de 2012

Edição: buritidosmontes.com


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)