quinta-feira, 29 de março de 2012

Caravana Composta de Representantes de Agências de Viagens Visita o Principal Atrativo do Roteiro Entre Rios, o Cânion do Rio Poty


Decerto, a máxima “Venderás melhor aquilo que te emociona” muito se aplica ao caso em questão, ou seja, mais do que em qualquer outro segmento da economia, no âmbito do turismo, conhecer e amar o atrativo é a alma do negócio. Quanto mais os gestores e colaboradores os quais formam o pool de empresas e organizações que vendem o produto Piauí, conhecerem, “in loco”, as belezas e riquezas inerentes a este portentoso atrativo turístico, melhor será para o desenvolvimento sustentável de toda a região centro norte do Piauí.

Dentro deste panorama, por meio do SEBRAE, através do projeto de Turismo Caminho Entre Rios, foi realizada tal Caravana composta por empresários de agências de viagens piauienses, em visita técnica ao município de Buriti dos Montes, em cujo território encontra-se grande parte do Cânion do Rio Poty, notadamente no que se refere aos sítios arqueológicos de gravuras rupestres, assim como aos cenários divinais do Poço de São Bento, Poço da Bebidinha, do Bebedor, Canalão e Cachoeira da Lembrada; adicione ai, de quebra, as piscinas naturais e cristalinas do rio Macambira, afluente da margem direita do Poty, este que teima em ser “Valente por Natureza”.

A viagem aconteceu nos dias 26 e 27 do mês em curso, e encantou a todos os presentes, apesar dos percalços da viagem, visto que o período invernos proporciona uma emoção a mais para os aventureiros que se reportam àquele rincão sertanejo. De tão grande, o cânion (Boqueirão) abrange cinco municípios, deste Crateús/CE, no alto, passando por Buriti, Juazeiro do Piauí, até Castelo e Novo Santo Antônio, cá embaixo.

A área visitada restringiu-se à região da Cachoeira da Lembrada e início do Poço do Canalão, tendo a comunidade Conceição dos Marreiros como ponto de apoio. Dada a recepção sem retoques, onde nos sentimos como se estivéssemos em nossas próprias casas, o bom humor foi permanente. Por enquanto, o prédio do colégio municipal Sebastião Marreiros está funcionando como base de acampamento aos grupos de visitantes, fato este transitório, já que, em breve, pousadas serão construídas no intuito de atenderam à demanda que se prenuncia ascendente.

Na manhã do dia 27, os caravaneiros tiveram muito o que conhecer. Após um rápido passeio pelo povoado, tendo a serra da Pitombeira ao fundo, deu tempo para visitar um belíssimo sítio de gravuras rupestres que tem ali próximo das casas. Adiante, o destino foi alcançar garganta gigantesca formada pela cachoeira da Lembrada, certamente o maior acidente geográfico do Poty, à exceção do próprio cânion.

Não poderia ter sido feita a viagem num momento melhor. O volume e a qualidade da água, que por este tempo recebe contribuição apenas do rio Macambira, tendo o mesmo uma pureza sem igual, permitiu ao grupo uma interação tamanha com a natureza, que certamente será transmitida por eles aos familiares, clientes e seus colaboradores, sem sombra de dúvidas!

Condutores de visitantes de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Teresina fizeram ser a viagem a tranqüilidade que foi, com destaque para a eficiente escada que foi utilizada pela primeira vez, tendo a mesma sido montada pela competente equipe de serviços gerais da prefeitura de Buriti, encabeçada pelo bom profissional Francisco Francinaldo Soares, o “Gasolina”.

Somos todos sabedores de que a Copa do Mundo será um evento indutor do turismo, neste sentido, temos que avançar, e muito, a fim de tornar o roteiro Entre Rios, uma referência a ser considerada pelos turistas esportistas atraídos pelo campeonato mundial, em especial, àqueles que se dirigirão para Fortaleza/CE, uma das cidades-sede deste mega evento futebolístico. Cabe aos gestores envolvidos darem as condições para tal fim, visto que as impressões são as mais promissoras possíveis.

Benedito Rubens Luna de Azevedo
Da Coordenação de Turismo de Buriti dos Montes
28 de março de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)