terça-feira, 29 de março de 2011

JURACI LEITE: 8º mandato consecutivo na ALEPI

Um homem religioso, atencioso com a família e, acima de tudo, políti­co honesto. Essas são algumas palavras que expressam a personalidade e o profissionalismo do deputado estadual, Juraci Leite (DEM). Ele assume, aos 79 anos de idade, o 8º mandato con­secutivo na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) e se con­sagra o mais antigo parlamentar. A solenidade de posse aconteceu no dia 1º de fevereiro deste ano, no plenário Waldemar Macêdo, da Alepi, e contou com a presença de convidados, familiares e correli­gionários. 
O parlamentar, que também é 4º secretário da atual Mesa Diretora, revela que as ações voltadas para a educação são prioridades para este pleito. “Trabalhei no magistério por quase 30 anos, sei das dificuldades existentes, por isso vou buscar ações para melhorar o setor”, disse. 
O deputado mencionou ainda so­bre a importância de elaborar pro­jetos de leis que custem menos aos cofres públicos. A idéia, segundo ele, é encaminhar projetos que tenham mais ações sociais e de baixo custo.
Pelo perfil amigável, Juraci Leite é considerado por muitos como uma pessoa conciliadora. Em toda a trajetória foi filiado apenas ao Partido Democrático Social (PDS) e atualmente está no Partido Democrata (DEM).

TRABALHANDO SEMPRE
Juraci Leite assumiu pela pri­meira vez como deputado estadual em 1983 e nesse mesmo ano foi o líder do Governo. No ano de 1985, foi eleito por unanimidade como 1º secretário da Assembléia Legisla­tiva do Piauí. Já em 1993, assumiu a 1ª vice-presidência da Casa e no ano seguinte foi eleito pela quarta vez como deputado estadual.
No ano de 1995, foi eleito para a presidência da Alepi por unanimi­dade pelos 30 deputados. Um de seus trabalhos na Assembléia Legis­lativa foi adquirir uma casa para ser construído definitivamente o pré­dio da Escola Cidadão-Cidadã, junto ao Sindicato da Assembléia, onde estudam os filhos dos funcionários da Alepi.
Em 1996 assumiu o governo do Estado durante 15 dias.
No ano seguinte, foi reeleito presidente da Alepi e fez um marco histórico no cenário político nacio­nal, ao ser o primeiro presidente de Assembléia Legislativa a conseguir a reeleição.
Ele é defensor fiel dos municípios. Levou diversos benefícios ao inte­rior do Estado nos setores de edu­cação, saúde, segurança, turismo e infraestrutura. Ganha destaque a autoria do projeto de lei que criou seis novos municípios para o Piauí. Graças a ele foram emancipados: Buriti dos Montes; Cabeceiras do Piauí; Juazeiro do Piauí; Assunção do Piauí; Milton Brandão e Lagoa de São Francisco.
Sempre presente à Mesa Diretora e em diversas Comissões Técnicas da Alepi, Juraci Leite não cansa em repetir: “Trabalhando Sempre, para conseguirmos mais, pois sempre teremos que lutar, porque as ge­rações de agora e futuras anseiam pelo melhor”, enfatiza.

PROFISSÃO
Natural de Pedro II, filho de Cipriano José Leite e Filomena Gomes Campelo Leite, Juraci Leite é casado com Jandira Lopes Campelo Leite, tem quatro filhos e sete netos. O parlamentar é odontólogo, forma­do pela faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Foi professor de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio Zacarias de Góes (antigo Liceu), professor do Programa de Saúde da Escola Técnica Federal do Piauí (antigo Cefet) e professor titular de odontopediatria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, foi chefe do Departamento de Pato­logia e Clínica Odontológica da UFPI e dentista do antigo Ipase, hoje Inamps.
 
ALGUNS PROJETOS DE LEI DE AUTO­RIA DO PARLAMENTAR 
 
Ginásio de esporte coberto Átila Lira, Unidade Escolar Dep. Monteiro Alves e Colégio Agrícola Gov. Hugo Napoleão, em Piripiri, e a Unidade Escolar Profª Maria das Mercês Ve­loso Machado em Cabeceiras. Como também, as Unidades Escolares: Prof. João Benício da Silva; Dep. Manuel Nogueira Lima; Pref. Tomaz Café; Tertuliano Solon Brandão e o Ginásio Dep. Milton Brandão, todos em Pedro II.

fonte: 180graus

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)