segunda-feira, 7 de março de 2011

Escolas tem até 11 de março para preenchimento do Sistema Educacenso

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura, por meio da Coordenação de Estatística, informa a todas as escolas das redes federal, estadual, municipal e privada, que oferecem Educação Básica , que esta aberto o Sistema On-line Educacenso 2011 para atualização dos dados estatísticos educacionais referente ao Módulo Situação do Aluno 2010 ( Movimento e Rendimento Escolar). O Sistema permanecerá disponível até 11 de março.

O levantamento é anual e tem como objetivo manter atualizado o cadastro único em base de dados centralizada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

Toda as escolas da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive educação de jovens e adultos), deverão fornecer os dados de Movimento (transferências, freqüências, falecimentos) e Rendimento (aprovados, reprovados e concluintes de 8ªsérie e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º Ensino Médio).

De acordo com Fernanda Araújo, da Coordenação Estadual de Estatística da Seduc, as informações permitem que os com os resultados apresentados no referido Módulo,  juntamente com outras avaliações do INEP (SAEB e PROVA BRASIL), sejam  utilizados para o cálculo do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que serve de referência para o PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação.

Desde 2006 a coleta do censo da educação básica vem sendo feita pela internet, com o sistema Educacenso, que possibilitou maior precisão nos dados. “As informações deixaram de ser agregadas por escola e passaram a ser individualizadas. Dessa forma, passamos   a  fornecer  o Movimento e Rendimento  a escola começou a dar informações sobre cada um de seus alunos”, diz Fernanda.
“Os recursos são destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb”, informa Fernanda. A divulgação final está prevista para 12 de abril. O lançamento dos dados deve ser feito no módulo Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso .

http://www.educacenso.inep.gov.br

Autor: Claudia Bezerra

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)