terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Garantia Safra prorroga prazo para pagamento de taxa de adesão

Os agricultores inscritos no Garantia Safra 2010/2011 têm até o próximo dia 15 para efetuarem o pagamento da taxa de adesão ao programa, no valor de R$ 6,40. Sem a taxa, a pessoa perde o direito a indenização por perda de safra.

O coordenador do garantia Safra no Piauí, Matias Ribeiro Cabral, explicou na quinta-feira, 2 de dezembro, que o prazo para pagamento da taxa de adesão venceu dia 30 de novembro, mas o Governo do Estado resolveu prorrogar o prazo para que o programa possa atender o maior número de pessoas possíveis. "A grande maioria dos agricultores já fez o pagamento e agora os poucos que ainda estão de fora terão mais tempo para regularizar a situação".

Para a safra 2010/2011 estão inscritos 150 municípios, 24 a mais que no ano passado. “Ainda estamos em fase final de levantamento dos números, mas deveremos fechar por aí’, diz Matias Cabral. O Seguro Garantia Safra cobre os prejuízos na lavoura provocados pela seca ou por excesso de chuvas.

Segundo Matias Cabral, o Garantia Safra é um benefício destinado a agricultores que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e cultivem sem irrigação uma área mínima de 0,6 hectares e máxima de dez hectares de arroz, feijão, milho, mandioca ou algodão.

O seguro é pago aos agricultores que aderiram ao programa e que possuem suas plantações em municípios onde foram comprovadas perdas de no mínimo 50% da produção na lavoura, em razão da estiagem ou excesso de chuvas. No Piauí, a safra 2009-2010 foi afetada pela ocorrência de seca conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fato comprovado também pelas vistorias feitas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) nos municípios que informaram ocorrência de perda.

Fonte: Ccom-PI.


Um comentário:

  1. Apesar da prefeitura municipal sempre fazer seu papel, com relação ao pagamento do Garantia Safra, todos os anos por ser uma das ultimas cidades do Piauí a ter seu calendário de recebimento do benefício liberado, ou seja, é uma das ultimas folhas de pagamento liberadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário ‘’uma senhora’’ começa a espalhar na cidade que .... O SEGURO SAFRA NUM VAI SER PAGO PORQUE O PREFEITO NÃO PAGOU A PARTE DO MUNICÍPIO, AS CIDADES TUDIM JÁ RECEBERAM, MAS BURITI VAI FICAR DE FORA POR CAUSA DO PREFEITO...
    E não é que mais uma vez pelo QUARTO ano seguido o danado do Garantia Safra ta sendo pago!
    Quem é a SENHORA?
    Veja as dicas:
    Gosta de aparecer na casas das pessoas principalmente de dois em dois anos, pra fazer política – veja que só estamos a pouco mais de um mês que acabou as eleições e ela JÁ desapareceu!!!
    – é a mesma que usa o nome do Programa Bolsa Família nas campanhas políticas dizendo pra o povo que se não votar em seus candidatos o Lula vai cortar o dinheiro do Cartão...
    – Dá informações pras pessoas de todos os programas desenvolvidos pela prefeitura, mesmo sem conhecê-los...
    – Já sabem quem é em? Então!
    Não precisa nem falar o povo já ta cansado de saber quem é, aguardem-na 2012 vem aí, preparem o cafezinho que ela vai voltar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)