sábado, 27 de novembro de 2010

Buriti dos Montes está entre os municípios que farão acordo ou plebiscito sobre a área de litígio entre CE e PI

Até o final da atual legislatura, o presidente da Comisão de Estudos Territoriais, (SETE), deputado estadual Paulo Martins, vai encaminhar para votação15 novos projetos de lei que redefinem limites e acabam com vários conflitos territoriais no interior do Piauí. Uma nova discussão sobre esses conflitos foi realizada esta semana entre o deputado e técnicos do IBGE. A primeira alternativa para resolver o problema, é tentar um acordo entre os municípios envolvidos. Caso não haja acordo, será feito um plebiscito em cada região.
Segundo Paulo Martins, essa indefinição de limites prejudica a administração municipal porque afeta os valores dos recursos enviados pelo Governo Federal e a aplicação dos mesmos. 
Segundo os técnicos do IBGE, somente o município de Castelo do Piauí tem conflito territorial com 4 outros municípios, sendo Buriti dos Montes, São João da Serra, Novo Santo Antônio e Juazeiro do Piauí.
A fim de encontrar uma solução para os conflitos foram convocados pelo presidente da SETE, para participarem da reunião, os vereadores de Castelo Rossi Melo, Raimundo Mineiro e Tomaz Almeida.
Enfrentam indefinição territorial também os municípios de Bonfim do Piauí com Várzea Branca e Geminiano com Francisco Santos. Outros cinco municípios, discutidos nessa reunião, precisam ter seus limites redefinidos. São eles: Geminiano, Curral do Piauí, Francisco Santos, Brejo, Conceição do Canindé, Nova Santa Rita e Betânia do Piauí.
Matéria extraída do portal: www.cidadeverde.com 
 
OPINIÃO - buritidosmontes.com

A reunião convocada pelo Presidente do SETE, Dep. Paulo Martins de fato é muito importante, porém seria necessária a convocação de membros das câmaras de vereadores de todas as cidades envolvidas, principalmente de Buriti dos Montes que apresenta problemas com limites territoriais com Castelo, São Miguel do Tapuio, Juazeiro e ainda com municípios cearenses, sendo estes últimos na área de litígio CE/PI. Uma reunião sem a presença de Buriti dos Montes e demais municípios envolvidos com o caso de Castelo, acaba por não ser de grande valia para elaboração de projetos para resolução do problema de limites.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)